Público Alvo: Terceira Idade
Temas: Funcionamento do corpo humano e importância das atividades físicas na terceira idade
Guia: Profissional ou Aluno, habilitado/matriculado, no curso de Ciências Biológicas e Educação Física.
Cronograma
Guia: Aluno de Ciências Biológicas - 1º ano
Aluno de Educação Física - 1º ano
Local: Museu
Número de pessoas: 15
Tempo da atividade: 1 hora
Parte I: Roda de conversa
- Discussão com os visitantes sobre: como é envelhecer, suas aflições e alegrias, mudança de rotina, de hábitos, como era e é sua rotina antes da aposentadoria.
- Fazer um levantamento do que os idosos sabem sobre o corpo humano, com perguntas como: "O que faz a máquina do corpo cansar de trabalhar?", "O que muda no nosso corpo?", e "O que podemos fazem para melhorar nossa qualidade de vida?"
- Orientações ao Guia: Nessa parte o monitor deve mediar as conversas, para que não se perca o foco. Deve também levar as respostas das perguntas sempre para um cunho biológico e científico - explicando termos a serem usados, orientando as respostas, tirando dúvidas. Sempre de maneira interessante e adaptando a linguagem ao público alvo.
- Tempo de duração: 20 minutos
- Os visitantes serão levados a uma sala, onde estará em exposição:
- Cartazes e telas de computador interativas, que terão informações sobre o funcionamento do corpo humano - como o corpo funciona, a importância/função dos músculos, dos ossos, da pele, etc.
- Torso humano, dos órgãos, e dos músculos e ossos.
- Modelo Celular - para entender sua diversidade e composição
- Vídeo ilustrativo que abordará o que ocorre com o corpo quando nos exercitamos.
- Orientações ao Guia: Deve monitorar a visita, fazendo-os interagir com os materiais expostos, tirando dúvidas quando elas surgirem, e atraindo a atenção dos visitantes dispersos. Deve reuni-los novamente, depois de 15 minutos, para a apresentação do vídeo, e fazer um link dele com o resto da exposição.
- Todas as peças devem estar acompanhadas de texto explicativos: em fonte grande, cores agradáveis e linguagem simplificada.
- Tempo de duração: 20 minutos
- Os visitantes serão levados a um espaço ao ar livre, onde haverá professores de educação física que orientarão atividades físicas indicadas para sua idade.
- Realizarão uma série de exercícios de alongamento, sob orientação do profissional.
- Orientações ao Guia: Saber se algum dos visitantes não possuem problemas de saúde que os impedem de realizar alguma das atividades propostas. Instigar a prática de exercícios.
- Tempo de duração: 20 minutos
- No final das atividades os idosos serão entrevistados com perguntas sobre o que eles acharam do museu.
Atividade muito interessante para ser feita! Gostei muito, parabéns.
ResponderExcluir