Participantes:Bruna Lara, Camila Baldin Storti, Carlos Henrique P. Cancellara, Mariane de O. Freitas.
Disciplina : Biólogos no Ensino


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"Uma pessoa permanece jovem na medida em que é capaz de aprender,adquirir novos hábitos e tolerar contradições."

Marie Von Ebner Eschenbach

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Roteiro de Atividade

Local possíveis de atuação: Museus / Exposição / Feira Interativa / Parques /
Público Alvo: Terceira Idade
Temas: Funcionamento do corpo humano e importância das atividades físicas na terceira idade
Guia: Profissional ou Aluno, habilitado/matriculado, no curso de Ciências Biológicas Educação Física.

Cronograma
Guia: Aluno de Ciências Biológicas - 1º ano
Aluno de Educação Física - 1º ano
Local: Museu 
Número de pessoas: 15
Tempo da atividade: 1 hora

Parte I: Roda de conversa
  • Discussão com os visitantes sobre: como é envelhecer, suas aflições e alegrias, mudança de rotina, de hábitos, como era e é sua rotina antes da aposentadoria.
  • Fazer um levantamento do que os idosos sabem sobre o corpo humano, com perguntas como: "O que faz a máquina do corpo cansar de trabalhar?", "O que muda no nosso corpo?", e "O que podemos fazem para melhorar nossa qualidade de vida?"
    • Orientações ao Guia: Nessa parte o monitor deve mediar as conversas, para que não se perca o foco. Deve também levar as respostas das perguntas sempre para um cunho biológico e científico - explicando termos a serem usados, orientando as respostas, tirando dúvidas. Sempre de maneira interessante e adaptando a linguagem ao público alvo.
    • Tempo de duração: 20 minutos 
Parte II: Atividade Interativa
  • Os visitantes serão levados a uma sala, onde estará em exposição:
    • Cartazes e telas de computador interativas, que terão informações sobre o funcionamento do corpo humano - como o corpo funciona, a importância/função dos músculos, dos ossos, da pele, etc.
    • Torso humano, dos órgãos, e dos músculos e ossos.  
    • Modelo Celular - para entender sua diversidade e composição
    • Vídeo ilustrativo que abordará o que ocorre com o corpo quando nos exercitamos.
      • Orientações ao Guia: Deve monitorar a visita, fazendo-os interagir com os materiais expostos, tirando dúvidas quando elas surgirem, e atraindo a atenção dos visitantes dispersos. Deve reuni-los novamente, depois de 15 minutos, para a apresentação do vídeo, e fazer um link dele com o resto da exposição.
      • Todas as peças devem estar acompanhadas de texto explicativos: em fonte grande, cores agradáveis e linguagem simplificada.
      • Tempo de duração: 20 minutos
Parte III: Aplicando a teoria à prática
  • Os visitantes serão levados a um espaço ao ar livre, onde haverá professores de educação física  que orientarão atividades físicas indicadas para sua idade.
  • Realizarão uma série de exercícios de alongamento, sob orientação do profissional.
      • Orientações ao Guia: Saber se algum dos visitantes não possuem problemas de saúde que os impedem de realizar alguma das atividades propostas. Instigar a prática de exercícios.
      • Tempo de duração: 20 minutos

  • No final das atividades os idosos serão entrevistados com perguntas sobre o que eles acharam do museu.

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